Passo a Passo Princesa


Dicas de biscuit

6


Ola gente tudo bem com voces??
Abaixo a receita de massa de biscuit que eu fazia logo que comecei a modelar.
Hoje eu compro a massa pronta, acho mais pratico, mas tenho muitas alunas em outros paiseses que nao tem acesso a massa e nem a quantidade de materiais que temos, por elas,  resolvi criar um passo a passo bem facil de entender e provavelmente irei publicar video tambem em breve

Essa é minha receita caseira pra voces queridinhas...grande beijo espero que gostem!!
Voce pode preparar no fogão ou no micrrondas 

Ingredientes
1k de cola de rotulo azul ,  porcelana fria de qualquer marca , eu usava da fox
500 gramas de amido (de artesasnato ou comestivel, qualquer marca)
4 colheres de oleo ou vasilina liquida
4 colheres de vinagre branco
colher de pau e uma tijela e um rolo pra abrir a massa

Como Preparar
coloque na Tijela os ingredientes liqueidos primeiro e misture com a  colher de pau
em seguida acrescente o amido aos poucos e misture

Se Fizer no fogão
use panela anti aderente, os mesmo ingredientes, junte tudo na panela, fogo baixo, misturando uns 4 minutos ate dar o ponto...direto, depois sovar como mencionado acima

No microondas
coloque a tijela com os ingredientes misturados no microondas com potencia maxima, durante 1 minuto, retire e misture, coloque de novo por mais um minuto, retire e misture, repita o processo por 5 minutos

Qual ponto da massa
quanto a massa estiver com uma camada grossa, mais seca por cima e embaixo estiver cremoso, e o ponto certo pra sovar

Sovando a massa
Coloque de preferencia numa mesa de ardosia, marmore, e unte a mesa com amido.
Use o rolinho pra sovar a massa, pois esta quente, assim nao vai queimar as mãos.Com rolinho, abra a massa  e vire, abra de novo e a medida que for esfriando use as mãos.



Manter em saquinho bem fechado  

Depois de sovada a massa, coloque num saquinho plastico e feche bem.Se ela estiver quente, ira deixar o saquinho molhado por causa do vapor, espere umas 2 hs e troque o saco plastico.
Eu gosto de usar a massa dia seguinte



Como tinjir a massa no tom de pele

Atendendo a pedidos de minhas alunas de toda parte do mundo ,hoje vou ensinar como eu faço pra tinjir a massa de biscuit no tom de pele...este post foi feito  principalmente para aqueles que estao em outros paises ou em cidades afastadas do centro comercial e nao tem acesso a massa pronta como temos aqui em São paulo, fiz um passo a passo de como fazer a massa de biscuit caseira 

Quantidade e cores
apos a massa pronta,  esta incolor, e precisa ser tinjida ...e eu uso a tinta oleo, se preferir pode usar luvas descartaveis, que se usa pra tinjir cabelo.
peso 200 gramas de massa e sempre tinjo essa quantidade 
cores amarelo de cadmo, marron vandick, branco, terra de siena e vermelho chines


Para tinjir  
 costumo apertar a bisnaguinha  e usar a quantidade de cada cor ...medindo  1cm na regua

Como  alcançar o tom mais claro ou mais escuro de pele?
se o tom de pele da pessoa for mais rosado  acrescento mais terra de siena, se for morena coloco mais marron, e se for mais clara coloco mais amarelo, e assim por diante

Como saber se a cor  ficara depois de seca do tom desejado?
 A massa de biscuit depois de tinjida, quando seca  escurece, ou seja o tom de pele ficara 3 x mais escuro.Se vc nao tomar algumas medidas para se previnir podera perder todo seu trabalho, toda a modelagem da peça, porque descobriu que o tom ficou escuro demais... calma que tem um jeito rsrs
Para saber se a mistura de cores ficou parecido com tom de pele que vc quer...depois de pronta a mistura, retire um pedacinho de massa e deixe secar...Caso fique muito escura, acrescente branco ...
Misturo as cores e so paro de sovar quando a massa estiver sem nenhuma mancha, tem que estar de uma cor uniforme...


1 – Ao manipular e sovar a massa de biscuit uso o creme para as mãos.
2 – A durabilidade da massa de biscuit é dê um mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira.
3 – Para achatar a massa pode-se usar um rolinho de PVC ou o rolo de macarrão numa superfície lisa.
4 – Se você tiver em casa aquelas máquinas de fazer pastel é só passar a massa por ela que já sai bem fininha.
5 – Sempre que estiver manipulando uma massa durante o corte, e as sobras ficarem sobre a mesa, cubra imediatamente com plástico para que não resseque.
6 – Para fazer minibolinhas e usar na decoração de vestidos, potes, roupas etc, use um caninho de plástico bem fino.
7 – Caso decida dar aroma a suas peças, procure não misturar muitas essências, para não confundir e descaracterizar seu produto.
8 – Caso prefira usar um misturador elétrico, como aqueles portáteis, ou batedeira, pode usá-los sem problema.
9 – Lembre-se que são os detalhes que fazem a diferençae tornam seu trabalho particular.
10 – Para evitar o desperdício, na hora de tingir a massa caseira, procure colorir apenas o volume que vai usar para aquele trabalho.
11 – Para a massa não grudar no cortador (o que quase sempre acontece), use vaselina sólida, em pequena quantidade. Caso contrário, ela irá criar uma nata sobre a massa e esta não secará.
12 – Ao usar sua massa, cuide para que a superfície a ser trabalhada e suas mãos estejam bem limpas. Isso evitará que a massa se suje ou fique com pontos coloridos tirando sua uniformidade e beleza.
13 – Trabalhe a massa tendo ao seu lado um saco plástico vedado para colocar as sobras ou um copo virado para baixo. Assim, se evita que o ar entre e seque a massa.
14 – Deixe suas peças secando em cima de um papelão ou espuma para não danificarem. O tempo de secagem é dois a cinco dias.
15 – Ao tingir sua massa, use tinta a óleo, para tecido, bisnaga para tingir látex ou outro tipo de tinta para massa. Para evitar surpresas, use luva látex com uma pequena quantidade de creme para as mãos (não gorduroso) para evitar o ressecamento das mãos.
16 – Lembrando que se você quiser tingir toda a massa da mesma cor, deve usar tinta para tecido, mas se você preferir tingir apenas pequenas quantidades, uma de cada cor, o melhor é usar tinta a óleo.
17 – Para utilizar os moldes de silicone, bastante práticos, faça uma bola da massa de biscuit que não contenha marcas ou rachaduras. Depois, passe sobre o molde amido de milho e pressione a bola, retirando as sobras.
18 – Para abrir o molde você deve sempre iniciar forçando a parte mais funda da figura.
19 – Para clarear um tom sua massa use um pouco de biscuit branco. Se quiser escurecer, mais uma gota de tinta.
20 – Sempre que for tingir a massa natural use branco de titânio, e só depois acrescente a cor desejada.
21 – Mas se preferir a transparência, tinja a massa natural mesmo, sem o branco de titânio.
22 – Após o uso, guarde sua massa bem vedada com papel filme.
23 – Antes de envernizar qualquer peça espere que ela esteja bem seca.
24 – Para evitar erros antes de colar os olhos, nariz e boca de suas esculturas, espere secar marque o local com  lapis. Veja se está tudo correto e continue a aplicação.
25 – Toda a massa quando bem quardada dura vários dias e pode ser usada muitas vezes.
26 – Quando for trabalhar, leve todo o material a ser usado, pois isso evita problemas e desperdício.
27 – Nunca trabalhe sobre qualquer tipo de papel, pois eles grudam na massa.
28 – Para a beleza da peça, sove bem a massa, até que esteja totalmente lisa. 

29 - Para o boneco ficar em pé, coloque palito de churrasco dentro da massa para calça ou para na perninha 

30 - Para  colar a peça em base acrilica use cola de lantejoula ou cola de bijuterias

31 - Se vc quizer fzer vestidos rodados use cone de isopor

32 - Para aplicar tecido no biscuit use cola pano

33 - Se vc quizer decorar o biscuit com decoupagem vc deve passar cola de decoupagem ,  sobrepor a folha de decoupagem decorada sobre uma parte do  biscuit e esperar secar

espero que essas dicas tenha lhe ajudado...deixem recadinhos, duvidas, pedidos de orçamento , leio e respondo todos os recadinhos
Um grande abraço...
Evelyn Fonseca



fontes de pesquiza : 


Como fazer a massa de biscuit por Luciane visitem o blog
receita da massa da Ana Modugno
Receita Vila do Artesão

6 FAÇA SEU COMENTARIO:

Anônimo disse...

Queria saber que placa que usa para modelar o biscuit em cima sem grudar.Obrigada

Evelyn Fonseca disse...

a placa é anti aderente comprada em lojas de artesanatos

Anônimo disse...

Como faço para dar preço às peças?
Grata.

Anônimo disse...

oi querida eu só queria que vc mim ajudasse no peso das massas...qnto que pessava a calça e muitos e outro..adorei a moranguinho mas não tem pessagem. muito perfeito o seu trabalho.

Anônimo disse...

Evelyn agradeço as dicas e que Deus a abençoe muito e gostaria que me indicasse se tens ao inves de videos o passo a passo em fotos.vivo em Portugal e estou aprendendo a fazer os biscuits com sua ajuda e ja fiz duas pecas e ficaram lindas.obrigada pelas dicas.bjs

Artes da Pupin disse...

Onde compro o creme de parcela fria?

Postar um comentário

obrigado
Volte sempre
Evelyn Fonseca

Tutorial da Pucca