10 de dez. de 2015





Qual seu conhecimento sobre escultura?Qual é sua definição?
pensando nisso fiz uma breve pesquisa mas com intuito de fazer você refletir e procurar aprofundar seu conhecimento...pesquisando também e trazendo novidades aqui para o blog.

A história da escultura teve inicio na Índia, China, Japão, Americas, Africa, Antigo Egito, Europa e se espalhou pelo mundo inteiro. Os artistas registram através de suas obras sua cultura, um momento histórico, deixando um legado para as próximas gerações .
Numa definição bem simplificada, escultura é a arte de representar qualquer coisa ou coisa nenhuma.




Cristo Redentor situado no Rio de Janeiro , Brasil 

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro de Santa Teresa[1] , na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.[2]
A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo docristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.[3] Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.[4]



Monte Rushmore (em inglêsMount Rushmore) localiza-se em Keystone, na Dakota do SulEstados Unidos.
É um monte onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados UnidosGeorge Washington, o primeiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, autor da declaração da independência, Theodore Roosevelt, que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão, e Abraham Lincoln, que lutou pela paz do país durante toda guerra civil. Ideia do pintor e escultor Gutzon Borglum, inicialmente, era para ser feito apenas um busto, mas houve muita indecisão em relação a qual deveria ser construído. Após a decisão do primeiro busto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. Demorou 14 anos para a obra ser terminada(1927 - 1941).


 Famosa escultura O pensador de Rodin. Ele considerava suas esculturas acabadas quando podiam expressar plenamente suas idéias. 
Normalmente as reflexões psicológicas são efectuadas pelas pessoas que "pensam", "questionam" o que as rodeia. A reflexão psicológica é muitas vezes utilizada na Filosofia. Refletir é pensar, abordar um tema, que nos intriga, por vezes.
Compreensão:Como se pode observar na imagem da estátua "O pensador" de Auguste Rodin onde a posição corporal interpretada na estátua, é uma das posições usadas normalmente pelo ser humano quando esta em fase de reflexão.

Moais, também conhecidas como Cabeças da Ilha de Páscoa é o nome que designa as mais de 887 estátuas[1] gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile, construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.[2]
Os moais podem ser divididos em 3 categorias:
A primeira seria a dos Moais com olhos e pálpebras entalhados que possuem uma espécie de chapéu - denominado Pukao feito de uma pedra vulcânica avermelhada e muito porosa, tirada do vulcão "Puna Pao", e que chegavam a pesar 12 toneladas. São cerca de 250 estátuas que se situam à beira do mar voltadas para dentro da ilha, algumas à uma distância de cerca de 20 km do do vulcão onde foram modeladas. Algumas eram posicionadas conjuntamente sobre monumentos funerários chamados "ahu" dando origem à teoria de que seriam homenagens aos ancestrais da ilha e que serviriam de proteção aos habitantes.

fonte: wikipédia

Evelyn Fonseca Caricaturas . 2017 Copyright. All rights reserved. Blog Templates Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates